INFRAESTRUTURA

Salas de Aula

As salas de aula são espaços projetados para  a metodologias ativas com o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e competências interpessoais e intrapessoais.

Todas as salas de aula são climatizadas, com equipamentos de multimidia, Datashow, telão, notebook para os professores,  som, internet cabeada, quadros, painéis de informações, carteiras e cadeiras confortáveis e adaptadas aos níveis de ensino, espaços limpos e organizados.

Biblioteca

A Biblioteca é um espaço dinâmico para dar suporte ao processo de ensino e de aprendizagem aos educadores e alunos, contribuindo para a formação de leitores e pesquisadores, com interação crítica, ética e responsável.

No espaço temos disponíveis mais de 650 exemplares.

No espaço da Biblioteca, são utilizados os livros conforme os termos do regulamento e das normas estipuladas.

Horário de Atendimento – Manhã:

• Segunda a Sexta: 07h às 12h15

Horário de Atendimento – Tarde:

• Segunda a Sexta: 14h às 17h30

Cantina

Espaço terceirizado que atende às normas estabelecidas pela vigilância sanitária conforme a Lei 14.855, que dispões de padrões técnicos de qualidade nutricional e devida indispensáveis à saúde dos alunos.

Secretaria Escolar

A Secretaria Escolar atende os alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar.  Nesse espaço é organizado para receber toda a documentação dos Alunos e da Escola.

Horário de Atendimento:

• Segunda a sexta-feira: 07h às 18h30
  • Sábado: 08h às 12h

Capela

A Capela é um espaço de acolhimento e de reflexão. Sua decoração conta a história do Jesuíta São Francisco Xavier e seu trabalho de evangelização no Oriente. A imagem bizantina de Nossa Senhora retrata a fé católica e o nosso compromisso com a fé cristã.

Ginásio de Esportes

Possuímos 2 quadras poliesportivas cobertas.

Espaços em que são ministradas as aulas de Educação Física, treinos, atividades recreativas, campeonatos, festivais e outras atividades extracurriculares.

Laboratório de Ciências Naturais

Possuímos 1 Laboratório de Ciências, sendo um espaço educacional multidisciplinar,  moderno e adequado que oportuniza atividades pedagógicas na prática por meio de experimentos nas disciplinas de Ciências, Biologia, Química e Física, oferecendo aos alunos o desenvolvimento de habilidades específicas.

Parquinho

Disponibilizamos aos alunos da Educação Infantil o parquinho e o espaço com brinquedos que estimulam a socialização.   Esses espaços possuem um papel muito importante no desenvolvimento cognitivo e físico das crianças.  Espaço amplo, bem equipado e com gramado.

Cozinha Experimental

O espaço tem a proposta de apresentar aos alunos um ambiente diferenciado da sala de aula. Os alunos têm a possibilidade de aprender na prática  conteúdos multidisciplinares como:  noção de quantidade, proporções e medidas, cultura de alimentação saudável, trabalho em equipe, entre outras habilidades.

Horta Pedagógica

Um recurso pedagógico que tem como objetivo conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e sobre a importância de uma alimentação saudável,  estimulando diversas habilidades para a sua formação, como, a cooperação, a responsabilidade, a cidadania, entre outras. Nesse espaço os alunos colocam a “mão na massa”, criando uma cultura maker.

Sala de Monitorias

Espaço reservado para as aulas extracurriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Sala de Reuniões

O Colégio São Francisco Xavier disponibiliza aos alunos, educadores e equipe diretiva a Sala de Reuniões. Espaço reservado para  o alinhamento dos objetivos educacionais e desenvolvimento de estratégias para alcançá-las.

Espaço de Convivência

Espaço onde o convívio entre os alunos se dá de forma espontânea, principalmente no horário dos intervalos.  O pátio da Educação Infantil é coberto, espaço agradável, limpo e amplo.

Sala de Balé

Espaço que auxilia no desenvolvimento físico e psíquico da criança além de sua expressividade.  Esse espaço é reservado para a aulas extracurriculares.

Portaria e Segurança

Controle de acesso e monitoramento das áreas comuns oportunizando a comunidade escolar um ambiente seguro e acolhedor.

Horário dos Portões:

MANHÃ:

• ENTRADA GERAL: 06h45 às 07h30
    • Educação Infantil:
      • Entrada: 07h
      • Saída: 11h30
    • Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
      • Saída: 11h30
    • Ensino Fundamental – Anos Finais:
      • Saída: 12h15
    • Ensino Médio:
      • Saída: 12h15

TARDE:

• ENTRADA GERAL: 13h às 14h
    • Educação Infantil:
      • Saída: 17h30
    • Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
      • Saída: 17h30
    • Ensino Fundamental – Anos Finais:
    • Ensino Médio:
    •  Período Integral:

Espaço Noda

Espaço utilizado para momentos diversos da comunidade escolar.