A um jogo da classificação para a semifinal das Olimpíadas Escolares 2011, etapa de 12 a 14 anos, a equipe paranaense masculina de futsal do Colégio São Francisco Xavier goleou os potiguares do Colégio Intelectual por 8 a 1.
O apoio da torcida, que viajou de Maringá (PR) para João Pessoa, não passou despercebido. Familiares dos atletas incentivavam e vibravam a cada gol. A partida foi realizada no ginásio de esportes da Associação Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira, dia 15.
Izabella Rinkoski, mãe do goleiro Eduardo, de 13 anos, disse que viajar mais de três mil quilômetros para ver o filho jogar não tem preço. “Apesar de estarmos na mesma cidade, eu e meu filho só nos encontramos na hora do jogo. Ele está em um hotel e eu em outro. Ele tem de respeitar as regras deles e eu só o vejo da arquibancada”, destacou.
O técnico Deni Cuenca também não se livrou da tietagem da mãe Iraci. Ela não poderá ficar até a final, no domingo, mas disse que está muito feliz de estar acompanhando a competição. “A nossa torcida não só anima como dá força para eles [os atletas]. Se não, o jogo fica muito monótono, parado, sem ação”, considerou.
Embora assista aos jogos muito animada, esta é a primeira vez que dona Iraci acompanha o filho em um campeonato. Deni disse ainda que a mãe pouco entende da modalidade, mas não desanima. “Talvez ela nem entenda o que está acontecendo, mas está legal, está ótimo. Ela incentiva, conversa com os meninos. Na parte emocional, ela faz o trabalho dela”, revelou o treinador.
Com a goleada, o professor disse que os atletas melhoraram muito desde o jogo desta quarta-feira. No dia anterior, o Paraná venceu por 3 a 1 o time paraibano. “No jogo de hoje, o grupo estava muito bem empostado e eu destaco muito a marcação. Ontem, os alunos estavam cansados da viagem e mais distraídos. Hoje, eles equilibraram”, concluiu.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba. (COB)