A Olimpíada Paranaense de Química – OPRQ é um evento promovido e realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pelo SINEPE/PR – Sindicato das Escolas Particulares do Paraná. Ocorre anualmente e é integrante da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).
Este evento é dirigido aos estudantes de Química do Ensino Médio de todas as escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Paraná, ensejando a oportunidade para que jovens talentos nesta área do saber possam mostrar a todo o Estado, ao Brasil e ao mundo os seus conhecimentos e o seu valioso potencial científico.
A OPRQ consiste em duas fases, Fase I e Fase II, que são as etapas iniciais da OBQ:
Fase I: é realizada no âmbito de cada escola de ensino médio, com critérios de classificação e exames próprios, visando à escolha de, no máximo, 25 (vinte e cinco) alunos para participar da Fase II.
Fase II: é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos câmpus da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário, estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. Nesta fase será selecionado em todo o Estado do Paraná um total de 50 (cinquenta) estudantes, sendo 25 (vinte e cinco) da Modalidade A, do primeiro e/ou segundo ano do Ensino Médio, e 25 (vinte e cinco) daModalidade B, do terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio.
Além de uma premiação em nível estadual, os alunos selecionados naFase II da OPRQ poderão participar da Fase III OBQ, promovida pela Associação Brasileira de Química – ABQ e realizada pela Fundação Cearense de Apoio à Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que é realizada anualmente.
Os melhores classificados nos exames da Fase III da OBQ, após um período de preparação especial em um curso oficial, poderão classificar-se para participar da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e, na sequência, da Olimpíada Internacional de Química (IChO). Estas são realizadas em países diferentes a cada ano.