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TÉCNICAS DE PESQUISA

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Seu professor pede uma pesquisa sobre determinado assunto ou então você tem que preparar "aquele" trabalho para a Mostra Cultural ou ainda para ser apresentado em forma de Seminário.

Para saber exatamente o que o seu professor quer, pergunte quantas vezes for necessário. Mas existem técnicas de pesquisa que são essenciais para que seu trabalho fique excelente. Vamos lá:

1. Prepare uma lista de perguntas sobre as quais você quer obter respostas;

2. Vá a biblioteca e consiga livros, ou a indicação deles, com a bibliotecária; escolha os melhores livros sobre o assunto. Esta será a bibliografia de seu trabalho;

3. Relacione toda a bibliografia em fichas. Elas são mais fáceis de organizar do que em caderno de notas;

4. Quando localizar uma outra fonte de informação (slides, fitas, filmes, cd´s, internet, etc) faça o registro dela nas referidas fichas;

5. A entrevista também se constitui numa importante fonte de informação. Faça uso dela em sua pesquisa;

6. Um bom relatório de pesquisa começa com boas anotações. Tome nota, seguindo estes passos:
a) interprete o que leu antes de fazer anotações, especialmente se o assunto for muito discutido;
b) faça anotações claras e precisas, escritas de maneira legível e de entendimento fácil, nas fichas que você organizou;
c) faça resumos pessoais e use suas próprias palavras para comentar o que leu. Assim, seu aproveitamento será melhor e o professor verificará que voce foi além da simples cópia. Você é criativo e capaz! Tire suas próprias conclusões sobre a pesquisa realizada.

7. Prepare seu relatório. Agora é hora de rever e organizar:
a) leia cuidadosamente as suas anotações;
b) verifique se faltou algo importante e imprescindível;
c) elimine as anotações que não são adequáveis ao assunto pesquisado;
d) organize o material pesquisado em ordem cronológica (do mais antigo ao mais atual) ou em ordem de importância (quando não houver referência histórica).

8. Escreva o esboço de seu relatório da seguinte forma:
a) deixe suas idéias fluírem, observando sempre suas anotações;
b) evite a cópia "palavra por palavra";
c) coloque suas idéias no papel de maneira clara e ordenada;
d) releia seu trabalho, aprimore o uso de expressões, utilize um vocabulário mais rico;
e) erros graves de gramática e ortografia tiram o brilho de um trabalho bem feito. Peça ajuda ao professor de Língua Portuguesa, se necessário.

9. Comece a revisão, fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:
* A introdução é interessante?
* Torna-se claro o objetivo do trabalho?
* As idéias estão bem ordenadas e claramente expressas?
* Os fatos apresentados confirmam as conclusões do meu trabalho?
* A bibliografia está completa e certa?
* As datas e os nomes estao corretos?
* As maiúsculas, os parágrafos, as abreviações e as aspas estão corretamente empregados?
* As citações estão sendo usadas com moderação ou o trabalho é uma perfeita cópia?
* Está claro e interessante?


10. Para uma boa apresentação do relatório, atente para o seguinte:
a) use papel ofício tamanho padrão. Se for manual, use folha de papel almaço;
b) se for um trabalho digitado, use espaço dois para o texto e três entre os títulos e a primeira linha dos textos;
c) a folha de rosto (primeira folha) deve ter o título do relatório, seu nome, o nome da escola, do professor, da matéria e a data;
d) coloque capa em seu relatório ou encaderne-o.

Se seu trabalho for oral, para uma boa apresentação treine da seguinte forma:
a) faça sua exposição em casa, sozinho em seu quarto. Fique de pé, olhe para frente e fale alto, devagar e claramente;
b) depois, faça o mesmo olhando-se num espelho;
c) deixe que as palavras fluam naturalmente, sem forçar a pronúncia delas;
d) quando estiver com o trabalho em bases firmes, exponha-o a sua família para que ela o ajude.
e) na véspera da apresentação, releia suas fichas para fixar suas idéias.

Roteiro para Pesquisa
Estrutura do Trabalho: o trabalho deve obedecer a estrutura geral, exatamente na ordem mostrada abaixo. Tal estrutura será detalhada a seguir:
1. Capa
2. Folha de rosto
3. Índice
4. Introdução
5. Desenvolvimento
6. Conclusão
7. Bibliografia

Capa: A capa é a proteção externa do trabalho sobre o qual são impressos, de forma clara, concisa e específica, os elementos que a identifiquem. Na capa deve constar nome do colégio, título, subtítulo (se houver) e data. Ficando livre qualquer outra forma de apresentação.

Folha de rosto: A folha de rosto é a folha que contém os elementos essenciais a identificação do aluno, colégio, professor e disciplina.

Índice: Deve conter os capítulos, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem que apresentam-se no documento. O índice objetiva a visão geral do conjunto, assim como facilitar a localização de diferentes partes do trabalho.


Introdução: É a primeira seção do texto. Nela são definidos brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração (justificativas), bem como a contextualização do trabalho.
Deve ser elaborada de forma clara e concisa, de modo a permitir que o leitor penetre na problemática abordada, familiarizando-se com o vocabulário e conhecendo o escopo da pesquisa.
Apesar da introdução figurar no início do trabalho, recomenda-se que seja a última a ser redigida em definitivo, dado o seu caráter de síntese das idéias apresentadas e do assunto tratado.

Desenvolvimento: É a parte mais importante e extensa do trabalho. Não é possível estabelecer um padrão estrutural rígido para esta parte do trabalho, já que o seu desenvolvimento deve basear-se na lógica e no bom senso do autor.
Deverá conter a essência do trabalho, dados, informações, comparações, citações, relatos, de forma organizada e apresentando uma seqüência lógica de idéias, deve-se ter o cuidado de não fazer do trabalho uma cópia.

Conclusão: Nesta parte do trabalho deve figurar, de maneira clara e ordenada as deduções tiradas dos resultados do estudo/pesquisa, tendo total coerência na problemática lançada na introdução, e considerando as principais contribuições proporcionadas pela pesquisa.
Assim, a conclusão retoma o assunto inicial e tece comentários breves que venham a concluir as idéias que nortearam o desenvolvimento do trabalho.
Bibliografia: Na bibliografia devem estar relacionados todos os textos lidos, referentes ao assunto pesquisado, em rigorosa ordem alfabética.

Livros: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Titulo do Livro. Edição (se houver). Local: Editora, Ano.
Exemplo: LUZ, Orandyr Teixeira. Aplicação de Penas Alternativas. Goiânia: Editora AB, 2000.
Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Titulo do Artigo. Endereço eletrônico. Consultado na Internet em Data da Consulta.

Exemplo: MACHADO, Ana Maria. A Literatura deve dar prazer. www.uol.com.br/novaescola/. Consultado na Internet em 20/11/2002.

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